Blog

 

Farinha de amêndoas

por | 0 Comentários

Oi, meninas. Como estão essa semana?

Nada melhor do que iniciar essa sequência de dicas de farinhas sem glúten por ela, uma farinha que eu sou apaixonada por diversos motivos:

  • Sabor neutro⠀⠀
  • Baixo teor de carboidrato⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Rica em Manganês e Magnésio⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Baixo índice glicêmico⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Boa opção para Diabéticos⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Boa para a saúde cardiovascular⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Promove saciedade⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Sem glúten⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E tantos outros.

Para quê serve a farinha de amêndoas?

A farinha de amêndoas é rica em gordura e oferece UMIDADE e MACIEZ nas receitas.

Mas não é uma opção indicada para dar ESTRUTURA, por isso o ideal é que dependendo da receita, você utilize junto pelo menos uma farinha de estrutura (olhar no post anterior) ou ovos na receita que também fornecem essa mesma função.

Ela é uma das farinhas mais utilizadas nas receitas Lowcarb, justamente pelo baixo teor de carboidratos e pelo sabor neutro.

Cada colher de sopa (15g) possui em média 93 calorias, 3g de carboidratos, 3g de proteína e 8g de gorduras (gorduras boas).

Mas claro que nem tudo são flores. O valor dela não é dos mais acessíveis e varia muito conforme a região. Mas sinceramente, acho que vale o investimento, ainda mais se for misturar em uma receita com farinha de aveia, por exemplo.

Onde usar?

Pode ser utilizada no preparo de pães, bolos, panquecas, biscoitos, farofas e receitas empanadas.

Dica da nutri

Armazene na geladeira (assim como todas as oleaginosas e farinhas desse grupo), pois elas oxidam muito rápido e podem perder nutrientes, além de ficar com sabor rançoso.

Sempre escolha lojas a granel que sejam de boa procedência, é muito importante que seja armazenada em locais limpos e de maior rotatividade, pois se fica muito tempo na prateleira em temperatura ambiente, pode oxidar.

Gostou da Dica? Conta pra mim de onde você e quanto é a farinha de amêndoas aí na sua cidade? Aqui em Pelotas custa em média R$9,00 (100g).

Abraços!

Marilia Oliveira

Marília Oliveira

Nutricionista

Nutricionista Clínica e Esportiva, graduada pela Universidade Federal UFPEL e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Minha missão é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, cada pequeno passo é uma grande vitória.

Confira mais conteúdos interessantes

O que fazer com feijão?

O que fazer com feijão?

Olá! Como estamos? O feijão é um dos alimentos queridinhos no Brasil, uma opção saudável e nutritiva. Mas eu sei que tem muita gente que não gosta ou não tem...

Comentários

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *