Blog

 

Farinha de Linhaça

por | 1 Comentário

Olá, meninas. Tudo certo?

Vamos dar seguimento às dicas de farinhas?

Hoje é dia de saber um pouco mais sobre a farinha de linhaça. Apesar de ser uma ótima opção de farinha, muitas vezes é utilizada ou armazenada de forma errada.

Alguns benefícios da farinha de linhaça

  • Baixo custo.
  • Lowcarb.
  • Boa opção para diabéticos.
  • Rica em fibras.
  • Auxilia na saúde hormonal feminina.
  • Promove saciedade.
  • Melhora do funcionamento intestinal.
  • Auxilia na saúde cardiovascular.
  • Auxilia na prevenção e tratamento do câncer de próstata.

A farinha de linhaça marrom e dourada são muito parecidas em relação ao valor nutricional e as características, mas a dourada tem sabor mais leve.

Sua característica principal é dar LIGA, VISCOSIDADE e UMIDADE nas massas. Mas também pode ser utilizada com o objetivo de acrescentar nutrientes, como: fibras, gorduras boas e ômega 3.

Cada colher de sopa (15g) possui em média 66 calorias / 1,3g carboidrato / 3g de proteína / 5,4g de gorduras / 4g de fibras.

Onde usar a farinha de linhaça?

É muito utilizada como “ovo de linhaça” substituindo o ovo em algumas receitas, nesse caso misture 1 col. (chá) de farinha de linhaça dourada + 2 col. (sopa) de água e descanse por 5 minutos. Equivale a 1 ovo.

Pode polvilhar por cima de frutas, no mingau, usar em sucos, smoothies, e no preparo de bolos, pães, biscoitos e panquecas.

Dica da nutri

É uma ótima opção para reduzir a quantidade de adoçantes em receitas doces, por ser naturalmente mais adocicada.

Mantenha sempre na geladeira, pois é uma farinha que oxida com facilidade e fica rançosa.

Sempre que possível faça em casa, é só bater as sementes de linhaça no processador. Não esqueça de armazenar na geladeira para durar mais tempo e não oxidar.

Tome cuidado com receitas que utilizem somente a farinha de linhaça como ingrediente, pois é uma farinha que tem um sabor mais residual e que nem sempre agrada a todos os paladares. Por isso prefiro sempre usar associada com pelo menos outra farinha que seja mais neutra como a farinha de aveia ou de amêndoas por exemplo.

Costuma usar em casa essa farinha? Conta pra mim a tua experiência com ela!

Abraços!

Marilia Oliveira

Marília Oliveira

Nutricionista

Nutricionista Clínica e Esportiva, graduada pela Universidade Federal UFPEL e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Minha missão é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, cada pequeno passo é uma grande vitória.

Confira mais conteúdos interessantes

O que fazer com feijão?

O que fazer com feijão?

Olá! Como estamos? O feijão é um dos alimentos queridinhos no Brasil, uma opção saudável e nutritiva. Mas eu sei que tem muita gente que não gosta ou não tem...

Comentários

1 Comentários

1 Comentário

  1. Aparecida Becerra

    Amei as receitas tomo café sem açúcar foi deficio mas consegui

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *