A diabetes tipo 2 está cada vez mais comum no nosso dia a dia. De acordo com o Hospital Oswaldo Cruz, cerca de 12,5 milhões de pessoas no Brasil possuem essa doença, considerada crônica não transmissível.
Ao contrário do tipo 1, onde você já nasce com a doença, na tipo 2 as causas costumam estar relacionadas com fatores ligados aos hábitos de vida, como o sedentarismo e alimentação desequilibrada.
Conhecendo melhor a diabetes tipo 2 você consegue perceber a doença logo na sua fase inicial e prevenir danos à saúde. A alimentação costuma ser uma ótima aliada nesses casos.
Confira no texto abaixo quais são os principais causadores da diabetes tipo 2 e os sintomas iniciais da doença!
Principais causas da Diabetes tipo 2
A Diabetes tipo 2 muitas vezes pode ser prevenida com hábitos alimentares mais saudáveis junto de uma rotina com exercícios físicos para melhorar a sua qualidade de vida.
Além disso, pessoas que possuem familiares próximos com o diagnóstico da doença também estão propensas a desenvolverem ao longo da vida. Nesse caso é mais importante ainda os cuidados com a saúde, pois existe também o fator genético.
Sedentarismo
O sedentarismo é uma das principais causas da Diabetes tipo 2, principalmente por estar ligado diretamente com o ganho de peso. A atividade física é recomendada para quem já possui a doença e também para aqueles que estão em fase inicial da doença e buscam reverter o quadro.
Isso ocorre pois a prática estimula a diminuição da concentração de açúcar no sangue, gerando um melhor controle do índice glicêmico no organismo. Além disso, também previne a obesidade e garante uma melhor qualidade de vida.
Exercícios aeróbicos são uma ótima opção para incluir na rotina e assim você consegue não apenas prevenir a Diabetes tipo 2, mas também a obesidade e hipertensão!
Sobrepeso e obesidade
A obesidade e sobrepeso facilitam no desenvolvimento por conta da diminuição da resistência da insulina, que é o hormônio responsável por realizar o controle do nível de açúcar no sangue.
Nesse caso, além da prática de exercícios físicos, a alimentação também pode ser uma ótima aliada para a prevenção. Uma dieta rica em alimentos naturais, com poucos produtos industrializados e baixa ingestão de açúcar contribui diretamente para evitar o ganho de peso.
Mas pode ficar tranquilo que alimentação saudável não é chata e nem com pouco sabor: aqui no meu blog você encontra diversas receitas saudáveis e práticas para incluir no seu dia a dia!
Alimentação desadequada
Além de ajudar no ganho de peso, uma alimentação desequilibrada é uma das principais causas da diabetes tipo 2. Isso ocorre principalmente quando há um alto consumo de carboidratos com alto índice glicêmico e alimentos ricos em açúcar.
Na hora de preparar a lista de compras para o supermercado, prefira alimentos integrais, vegetais, leguminosas e frutas variadas nas suas refeições diárias. Dessa forma você consegue ter um controle melhor do açúcar no sangue.
Evite o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcares, pois além de serem bastante calóricos e não matar a fome também costumam aumentar de forma mais rápida a quantidade de açúcar no sangue.
Aqui vale a máxima: desembalar menos e descascar mais. Prefira sempre opções naturais e, caso você consiga, prepare o máximo de refeições para poder ter um melhor controle do que você está consumindo.
Fator genético
A diabetes tipo 2 também está ligada à causa hereditária, sendo até comum encontrar famílias com várias pessoas com o mesmo quadro da doença. Nesse caso é mais importante ainda manter uma boa qualidade e estilo de vida para não prevenir e retardar o aparecimento da doença.
Conheça os sintomas iniciais do Diabetes tipo 2
Além das principais causas, é importante também saber quais são os sintomas iniciais para identificar a diabetes tipo 2 no seu estágio inicial e conseguir melhorar a qualidade de vida.
Ao perceber uma grande quantidade de sintomas é importante ir conversar com um médico e uma nutricionista para confirmar a suspeita! E fique tranquilo: é possível viver bem e com saúde mesmo após o diagnóstico com mudanças de hábitos para tornar a sua vida mais saudável.
Vontade excessiva de urinar durante a noite
O aumento da vontade de urinar durante noite é um dos principais sintomas e mais fáceis de perceber, já que muitas vezes se tornar algo chato durante o dia a dia. Isso acontece principalmente por conta da quantidade de açúcar no sangue.
Perda de peso sem motivo aparente
A perda de peso na diabetes tipo 2 ocorre devido a disfunção metabólica causada pela doença, ou seja, mesmo comendo normalmente o organismo acaba tendo que utilizar outras fontes de reserva de energia para poder funcionar corretamente.
O grande problema aqui é pensar que está saudável por conta da perda de peso. Além disso, a diabetes descontrolada também causa náuseas e vômitos, o que pode acabar facilitando mais ainda a perda de peso de forma não saudável.
Fome excessiva
Causada pelo aumento do índice de açúcar no sangue, muitas pessoas podem começar a perceber um maior apetite já que o corpo está sem energia. Muitas vezes o excesso de fome está relacionado com o desejo por alimentos feitos com carboidratos simples.
É sempre importante consultar uma nutricionista em qualquer alteração alimentar! Dessa forma você consegue descobrir a causa e evitar qualquer dano para a sua saúde.
Escurecimento das axilas
As manchas escuras nas axilas estão relacionadas com diabetes tipo 2 e fazem parte dos principais sinais de alerta que o nosso corpo nos dá quando algo não está funcionando do jeito certo! Nesse caso é de extrema importância procurar um médico para verificar a causa e o possível tratamento.
É possível viver bem com a Diabetes tipo 2!
Caso a suspeita se confirme ainda sim é possível viver bem e de forma saudável com a diabetes tipo 2! Basta incluir hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e uma melhor rotina alimentar durante o seu dia a dia.
Aqui no meu blog e no meu perfil do instagram você confere diversas receitinhas saudáveis e sem açúcar para incluir no dia a dia! Além disso, lá você também encontra diversas dicas sobre diabetes e qualidade de vida!
0 comentários