Blog

 

Como branquear seus vegetais em casa

por | 0 Comentários

Você sabe branquear os seus vegetais? Esse é um processo de choque térmico que ajuda a aumentar o tempo de vida dos alimentos!

Ele é super fácil e prático de fazer, e isso ainda ajuda a tornar a sua alimentação muito mais organizada por não precisar se preocupar em ficar pensando no que e como preparar.

E o melhor é que você pode utilizar esse processo de branqueamento na maioria dos vegetais, além de só precisar água e sal para fazer!

Segue lendo para ver como branquear os seus vegetais em casa!

Conheça o que é o processo de branqueamento

O branqueamento é um processo que interrompe a ação enzimática do amadurecimento dos legumes. Ou seja, ele faz com que o alimento demore muito mais para estragar!

Além disso, o branqueamento ainda ajuda a conservar o máximo de nutrientes presentes no ingrediente escolhido! Mantendo a sua refeição saborosa e nutritiva.

Também lembre de, ao congelar, separar em porções pequenas que você irá consumir por completo. Nunca congele novamente para não perder os nutrientes e correr o risco que o seu vegetal estrague!

Você também pode, ao invés de congelar, aproveitar que o alimento está preparado após o branqueamento e temperar com sal e azeite para servir logo em seguida!

Veja agora o passo a passo desse processo para fazer em casa!

Passo a passo de branqueamento de vegetais

O processo de branqueamento é super simples, rápido e prático de ser feito! São poucas etapas e você consegue fazer tranquilamente na sua casa.

Confira:

  • Lave e corte os vegetais do mesmo tamanho para que eles cozinhem uniformemente
  • Coloque uma panela com água para ferver e, após a fervura, adicione uma colher de sopa de sal. Assim você consegue manter o ponto de ebulição durante o branqueamento
  • Após ferver a água, coloque os vegetais dentro da panela
  • Espere a água ferver novamente e, então, marque de 2 a 3 minutos e tire os alimentos rapidamente para não deixar que eles cozinhem demais
  • Coloque eles dentro de uma vasilha com água e gelo, para interromper o cozimento rapidamente. Se a água ficar morna nesse momento você pode colocar mais água fria ou, então, mais gelo
  • Feito isso, agora é só retirar da vasilha e deixar escorrer bem
  • Finalize colocando em potinhos para congelar no freezer ou, se preferir, servir imediatamente temperando com sal e azeite

Tenha receitas práticas e saudáveis na palma da sua mão

No meu clube Respira e Cozinha você tem acesso a mais de 300 receitas testadas e adaptadas individualmente, feitas por mim com muito carinho! 

E no meu instagram você também encontra diversas dicas, receitas e mais conteúdos como esse do post de hoje! Te encontro lá! 

Marilia Oliveira

Marília Oliveira

Nutricionista

Nutricionista Clínica e Esportiva, graduada pela Universidade Federal UFPEL e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Minha missão é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, cada pequeno passo é uma grande vitória.

Confira mais conteúdos interessantes

O que fazer com feijão?

O que fazer com feijão?

Olá! Como estamos? O feijão é um dos alimentos queridinhos no Brasil, uma opção saudável e nutritiva. Mas eu sei que tem muita gente que não gosta ou não tem...

Comentários

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *