Já conversamos sobre as carnes vermelhas, frango, peixes e por último vamos falar sobre o congelamento dos VEGETAIS.
Precisamos incluir mais vegetais na alimentação, isso é fato!
Essa é uma das maiores dificuldades que percebo na população em geral e o motivo principal é a reclamação de que eles estragam muito rápido, mas muito provavelmente é porque a quantidade consumida é inadequada, assim como a higiene e conservação.
Perde nutrientes congelando? Sim, pode perder um pouco. Mas ainda assim é melhor consumir eles dessa forma do que acabar não consumindo.
Sugestões práticas
- Primeiro passo é higienizar os vegetais (posso fazer um post mais detalhado). Outro processo que você pode fazer é o branqueamento desses vegetais antes de congelar, conserva mais os nutrientes e aumenta a durabilidade.⠀
- Os vegetais que vão ser cozidos podem ser congelados (ex: cenoura, beterraba, brócolis, couve)
- Vegetais que vão ser consumidos crus como as folhas (ex: alface, rúcula) devem ser armazenados na geladeira.
- Vegetais como cenoura e beterraba ralada, devem ser armazenados na geladeira, só pode congelar se for consumir cozido/refogado.
- Folhas que serão consumidas cruas não podem ser congeladas, conserve na geladeira de preferência em recipiente forrado com papel toalha para retirar a umidade.
- Na hora de utilizar esses vegetais congelados, coloque direto na panela/frigideira para fazer o refogado, não descongele para depois refogar, vão ficar borrachudos.
- Congele em potinhos ou saquinhos já separados em porções individuais para facilitar.
- Se for congelar já cozidos, não cozinhe d+, deixe mais al dente, pois na hora de aquecer a marmita ou de fazer o seu refogado de vegetais, ele vai cozinhar mais um pouquinho.
- A durabilidade é bem grande, mas eu gosto de deixar no máximo 3 meses.
Tem dúvidas sobre como higienizar e como fazer o branqueamento?Me mande uma mensagem la no instagram, vou adorar saber
0 comentários