Blog

 

Como conservar os vegetais?

por | 0 Comentários

Oi meninas, como vocês estão hoje? 

Vim trazer um assunto bem delicado, que é os vegetais na nossa alimentação! 

Eu percebo que essa é uma das maiores dificuldades da população em geral e o motivo principal é a reclamação de que eles estragam muito rápido, mas muito provavelmente é porque a quantidade consumida é inadequada, assim como a higiene e conservação.

Os vegetais perdem nutrientes congelando? Sim, podem perder um pouco, mas ainda assim é melhor consumir eles dessa forma do que acabar não consumindo.  Pensando nisso, separei algumas dicas simples para vocês preservarem melhor os vegetais! Vamos lá?

Dicas práticas para conservar bem os nossos vegetais

O primeiro passo é higienizar bem os vegetais. Isso faz diferença, gente.

Outro processo é o branqueamento de vegetais, que é cortar bem os vegetais, ferver eles por dois minutos e em água fervida já e depositar eles imediatamente em água com gelo por mais dois minutos. Fazendo esse processo vocês conservam mais os nutrientes e aumentam a durabilidade deles.

Lembrem-se sempre de que os vegetais que vão ser cozidos podem ser congelados (ex: cenoura, beterraba, brócolis, couve) e os vegetais que vão ser consumidos crus devem ser armazenados na geladeira (como alface e rúcula) em recipiente forrado em papel toalha para absorver a umidade.

Outra coisa muito importante: vegetais como cenoura e beterraba ralada devem ser armazenados na geladeira, só podem ser congelados se forem consumidos cozidos ou refogados! 

Se for congelar já cozido eu indico sempre deixar mais al dente, já que na hora de aquecer a marmita ou fazer o seu refogado os vegetais vão cozinhar mais um pouquinho.

Na hora de armazenar, separe em potinhos ou saquinhos já separados em porções individuais para facilitar a vida. A durabilidade é bem grande, mas eu sempre deixo no máximo até três meses! 

Gostaram das dicas?

Comentem aqui que eu trago para vocês mais segredos para conversar melhor os alimentos! 

Marilia Oliveira

Marília Oliveira

Nutricionista

Nutricionista Clínica e Esportiva, graduada pela Universidade Federal UFPEL e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Minha missão é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, cada pequeno passo é uma grande vitória.

Confira mais conteúdos interessantes

O que fazer com feijão?

O que fazer com feijão?

Olá! Como estamos? O feijão é um dos alimentos queridinhos no Brasil, uma opção saudável e nutritiva. Mas eu sei que tem muita gente que não gosta ou não tem...

Comentários

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *