Olá, meninas. Como estão?
Vamos seguir com os nossos posts sobre farinhas? Hoje é sobre farinha de arroz!
É uma ótima opção para quem precisa retirar ou reduzir o glúten da alimentação. Entre as opções sem glúten é uma das que mais se assemelha às características da farinha de trigo.
Benefícios da farinha de arroz
- Sem glúten.
- Preço acessível.
- Sabor neutro.
- Vitaminas do complexo B.
- Cálcio, magnésio e zinco.
Apesar dos benefícios acima, é importante ressaltar que é uma farinha com alto teor de carboidrato.
E não possui um índice glicêmico mais baixo como outras farinhas que eu já falei aqui, então se você for diabético ou pré-diabético essa não é a farinha mais indicada.
A de arroz branco possui mais amido e menos fibra do que a versão integral, ambas oferecem MACIEZ e ESTRUTURA, mas a primeira suga menos água e pode deixar a massa mais seca.
Se quiser usar no lugar da farinha de trigo em alguma receita, talvez precise adicionar um pouco mais de líquidos.
E para não pesar a massa, muitas vezes ela é utilizada junto com amido de milho ou polvilho doce, para ajudar na consistência e na liga. Ou outra opção, é aumentar um pouco a quantidade de ovos da receita.
Cada colher de sopa (20g) possui em média 70kcal / 1,28g de proteína / 16g de carboidrato/ 0g de gorduras e 0g de fibras
Onde usar a farinha de arroz?
Em bolos, tortas, panquecas e pães. Como espessante em molhos, mingaus, caldos e sopas. Para empanar e na maioria das preparações substituindo a farinha de trigo.
Dica da nutri
Adicione sementes, psyllium e gorduras “boas” para agregar mais valor nutritivo em sua receita.
Para fazer em casa: processe aos poucos os grãos de arroz no processador ou moedor de grãos até obter a consistência desejada. Pode passar na peneira e processar os pedaços maiores até ficarem bem moídos.
Reserve em recipiente bem fechado para não pegar umidade. A farinha de arroz branco dura muito tempo, em média 1 ano ou até mais. A integral em média 5 meses.
Eu não vejo a farinha de arroz como uma opção super saudável que TEM ser incluída no cardápio de alguém, mas é um ingrediente que pode facilitar muito a vida de quem PRECISA cortar ou reduzir o glúten.
E que pode ser consumida COM MODERAÇÃO em algumas receitinhas saudáveis para variar o cardápio!
Já usa a farinha de arroz na sua dieta? Comenta aqui a sua receita!
Abraços!
0 comentários