Blog

 

Farinha de coco

por | 0 Comentários

Olá, meninas. Como estamos? 

Vamos dar seguimento às nossas dicas? 

Hoje vamos conversar sobre essa farinha que é uma das queridinhas da dieta Lowcarb, mas que muita gente acaba se atrapalhando na hora de usar em algumas receitas.

Alguns benefícios

  • Sem glúten⠀⠀⠀⠀⠀
  • Lowcarb (baixo teor de carboidrato)⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Baixo índice glicêmico
  • ⠀Boa opção para Diabéticos⠀⠀⠀
  • Contém fibras solúveis e insolúveis⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Auxilia na  LDL e triglicerídeos⠀⠀⠀⠀
  • Promove saciedade

Além de ser uma ótima opção para reduzir a quantidade de adoçantes em receitas doces, por ser naturalmente mais adocicada.

Existem duas versões: a clara e a escura. A diferença é que a clara é feita com a polpa do coco sem casca, mas nutricionalmente falando são bem parecidas.

O que é a farinha de coco?

É uma farinha bem seca e absorve muito líquido, principalmente a versão mais clara (mas ainda prefiro usar ela em receitas de bolos e pães)…acho que a massa não fica tão pesada quanto a outra e o sabor também é um pouquinho mais neutro.

Por ser muito seca e não dar muita “liga”, deve ser utilizada em receitas com ovos ou um pouco mais de líquidos e/ou associada com outras farinhas que tenham a função de liga e umidade.

Como usar?

Normalmente se utiliza a mesma medida de água que usou da farinha, por exemplo: Se usou ½ xícara de farinha de coco, precisa adicionar ½ xícara de água ou outro líquido (não estamos falando de óleo).

Pode substituir até ⅓ da quantidade de farinha de trigo e o restante você precisa completar com outras farinhas se quiser uma receita sem glúten e que não fique tão seca ou tão pesada.⠀⠀⠀⠀⠀

Cada colher de sopa (10g) possui em média 54 calorias / 3,4g carboidrato / 1,3g de proteína / 5,2g de gorduras / 2,5g de fibras.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde usar?

Pode polvilhar por cima de frutas, fazer mingau, usar em shakes, granolas e no preparo de bolos, pães, biscoitos e panquecas.

DICA DA NUTRI

É uma ótima opção para reduzir a quantidade de adoçantes em receitas doces, por ser naturalmente mais adocicada.

Eai gostou da dica? Acho que agora já dá para ter uma ideia de porquê a maioria das receitas sem glúten utilizam mais de um tipo de farinha né?!

Experimente usar a farinha de coco e conta aqui pra mim nos comentários o que achou!

Marilia Oliveira

Marília Oliveira

Nutricionista

Nutricionista Clínica e Esportiva, graduada pela Universidade Federal UFPEL e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Minha missão é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, cada pequeno passo é uma grande vitória.

Confira mais conteúdos interessantes

O que fazer com feijão?

O que fazer com feijão?

Olá! Como estamos? O feijão é um dos alimentos queridinhos no Brasil, uma opção saudável e nutritiva. Mas eu sei que tem muita gente que não gosta ou não tem...

Comentários

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *