Blog

 

Preciso comer de 3 em 3 horas?

por | 0 Comentários

Hoje quero fazer um questionamento para vocês!

Será que é necessário comer de 3 em 3 horas? Sendo bem direta e reta: Não, não precisa!

Maaaaassss é claro que cada caso é um caso. Nosso estômago não tem relógio, por isso não existe um horário padrão para todo mundo e nem aquelas loucuras de não comer carboidrato depois de certo horário. Somos indivíduos diferentes e por isso temos as nossas particularidades.

O primeiro passo é confiar nos sinais que o próprio corpo dá e que muitas vezes é ignorado. Então escuta o teu corpo e a tua individualidade.

Alguns exemplos práticos

Se pela manhã você faz uma refeição completa com proteínas, carboidratos e gorduras (ex: Panqueca de Banana com pasta de amendoim) é provável que não sinta fome no meio da manhã e a próxima refeição seja o almoço.

Se você come só um pão francês com manteiga e café pela manhã, provavelmente vai sentir fome no meio da manhã, tanto pela falta de nutrientes na refeição como pelo alto índice glicêmico da mesma.

Se no almoço o prato é colorido e consome uma refeição completa e com alimentos integrais (ex: Saladas variadas + batata doce ou arroz integral + carne + leguminosas), por ser uma refeição com boa quantidade de fibras e proteínas, maior será o intervalo sem fome, talvez não precise de um lanche intermediário.

Se no prato é só um tipo de carboidrato + uma proteína e baixa ingestão de fibras (ex: massa com frango e salada de tomate ou muitas vezes só frango e tomate) nesse caso você vai sentir fome em seguida. E mais provável ainda que seja de doce ou algum alimento que vire açúcar rápido no sangue para dar “energia”.

Atenção!

Tem pessoas que preferem comer algo nos intervalos porque notam uma redução no apetite na hora das refeições principais e assim conseguem manter uma alimentação mais equilibrada e está tudo bem. Escute o SEU corpo!

Escute o seu corpo e siga as suas necessidades!

Conta aqui nos comentários pra mim como você percebe o seu corpo? Se identificou com algum dos exemplos?

Um beijo da nutri!

Marilia Oliveira

Marília Oliveira

Nutricionista

Nutricionista Clínica e Esportiva, graduada pela Universidade Federal UFPEL e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Minha missão é contribuir e fazer parte dessa linda transformação que é se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis, cada pequeno passo é uma grande vitória.

Confira mais conteúdos interessantes

O que fazer com feijão?

O que fazer com feijão?

Olá! Como estamos? O feijão é um dos alimentos queridinhos no Brasil, uma opção saudável e nutritiva. Mas eu sei que tem muita gente que não gosta ou não tem...

Comentários

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *